SIGA NAS REDES SOCIAIS

16 3236-2850

16 99176-1350

LIGUE E AGENDE SUA AULA GRATUITA!

Blog Medley

Natação no Inverno: veja os motivos pelos quais você não deve parar de fazer

Natação no inverno: porque parar de fazer as aulas justamente no período do ano em que os benefícios são tão necessários?

Que nadar traz inúmeros benefícios para a saúde, todo mundo sabe. Mas, o que muitos ainda não se deram conta é de que estes efeitos positivos são especialmente mais necessários durante os meses mais frios do ano. Por isso, a Medley Sports publica este artigo para destacar a importância de fazer natação no inverno, além de outras atividades aquáticas. 

 

De fato, ficar debaixo do cobertor para se proteger das baixas temperaturas é bem convidativo e muitas pessoas acabam fugindo da água.

 

Além disso, muitas mães tiram os filhos das aulas de natação por terem medo deles ficarem doentes. 

 

Pois o correto é fazer exatamente o contrário. Ou seja, manter a regularidade dos treinos para reforçar a resistência do corpo e aumentar a imunidade contra as doenças mais comuns nesta época do ano. 

 

Por que isso acontece?

De acordo com o site do Hospital do Coração de São Paulo, o nosso organismo reage de acordo com a temperatura e com o clima. 

 

Nos dias mais secos e frios há uma grande perda de água e calor, além de ocorrer também a vasoconstrição, para manter o corpo aquecido. 

 

Quando este ar com baixa umidade atinge as vias respiratórias desencadeia uma piora do sistema respiratório, que reduz a produção de muco, eliminado pelas glândulas das vias aéreas, nas quais existem enzimas e anticorpos protetores. 

 

Assim, o transporte do muco das vias aéreas inferiores para as superiores fica comprometido e faz com que as doenças respiratórias se proliferem com maior facilidade.

 

Como resultado, as doenças respiratórias ficam mais graves e as crises se tornam mais frequentes.

 

Mantenha a regularidade

A prática regular da natação no inverno, ou outras atividades aquáticas como a Hidroginástica, por exemplo, ativa a circulação e ajuda a combater esse quadro. Quando a atividade é constante, ela tende a aumentar o intervalo entre as crises. 

 

Além disso, manter a regularidade dos treinos é fundamental para ficar o mais longe possível das doenças. 

 

Isso sem contar que, ao interromper a frequência das aulas, todos os resultados conquistados até então são perdidos, interrompendo também a proteção do corpo contra as doenças respiratórias.

 

Quais são os benefícios da natação no inverno e outras atividades aquáticas?

 

A natação é uma atividade física reconhecidamente completa e também a mais democrática de todas. Visto que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, desde bebês, adolescentes, jovens, adultos, além de mulheres grávidas e pessoas da terceira idade. 

 

Por ser uma atividade sem impacto, ela também pode ser praticada por pessoas com obesidade e também com problemas motores. 

 

Porém, nunca é demais lembrar da importância do acompanhamento médico, em casos especiais. 

 

Veja agora, em detalhes, os vários motivos pelos quais você deve fazer natação no inverno, além de outras atividades aquáticas:

 

  • Mais resistência e imunidade

Durante a natação, os pulmões são obrigados a trabalhar mais fortemente. Assim, eles ficam mais resistentes e estimulam o metabolismo do corpo todo. Com o sistema pulmonar mais fortalecido, caso você pegue uma gripe, por exemplo, os sintomas ficam mais leves e não incomodam tanto. 

  • Ajuda na respiração

Os movimentos de braços e pernas coordenados com a respiração melhoram o retorno venoso, o que é importante para evitar resfriados, bronquite e asma. Por outro lado, a resistência física da água alonga a amplitude da musculatura das costas e do abdômen, facilitando a inspiração

 

  • Combate doenças respiratórias

Pessoas com asma, por exemplo, têm dificuldade para expirar todo o ar necessário, o que provoca a terrível sensação de asfixia. A força que fazemos para mover a água pressiona a musculatura expiratória, esvaziando os pulmões e deixando só o ar residual, o que aumenta a capacidade cardiorrespiratória.

 

  • Controle do peso

É difícil resistir. No frio, a gente tende a comer mais, para ficar mais quentinhos. Os alimentos parecem até mais gostosos. Resultado: ganhamos também uns quilinhos a mais. E este é um motivo extra para fazer natação no inverno, uma vez que ajuda a queimar essas calorias adicionais e manter o peso. 

 

  • Ajuda a manter o alto astral

É sabido que no inverno as pessoas ficam mais melancólicas e introspectivas, o que pode acentuar os sintomas relacionados ao estresse, ansiedade e até depressão. A prática da natação faz o cérebro liberar substâncias que aliviam estes distúrbios. Além de ser uma atividade leve e divertida. 

 

 Veja os cuidados com as crianças durante a natação no inverno

 

 

 

Talvez as crianças sejam as mais impactadas por este problema. Para elas, enfrentar o frio mais forte pode ser bem desafiador. 

 

Entretanto, manter a natação infantil no inverno é também muito importante. Principalmente as que têm alergias ou doenças como asma, rinite, sinusite e bronquite, muito frequentes nesta época do ano.

 

Contudo, a estação pode trazer algumas correntes de vento mais geladas. No caso das crianças, alguns cuidados são recomendados: 

 

  • Primeiramente, é indispensável escolher uma escola com ambiente fechado, como a Medley Sports. Isso evita choques térmicos. 

 

  • Outro fator importante é ter piscinas aquecidas e tratadas com ozônio, já que o cloro pode irritar as vias respiratórias. 

 

  • Manter a criança agasalhada antes e depois da atividade é fundamental, assim como também dar um banho morno e rápido na sequência da aula. 

 

  • Seque bem o corpo todo, mas dê atenção especial à cabeça, aos ouvidos e aos pés. Use o secador de cabelo e um casaco com capuz, para abrigar bem esta região.  

 

  • Da mesma forma, é preciso ter atenção especial com os pés. Depois de secar, a criança deve usar um calçado adequado, para não entrar em contato com o chão gelado. 

Conclusão

Na Medley Sports temos toda a estrutura necessária para que todos possam praticar a natação no inverno com total segurança e conforto. 

 

Aqui os alunos dispõem de um ambiente protegido, com duas piscinas aquecidas e cobertas, sendo uma de 16,5 metros. 

 

A água recebe tratamento com ozônio, que tem uma ação antioxidante e elimina impurezas como protetor solar, suor e outras secreções, sendo muito eficiente contra microrganismos.

 

Por ser um gás natural, o ozônio não provoca reações alérgicas tão comuns com o cloro, além de não deixar cheiro forte, não desbotar as roupas e não arder os olhos.

 

Os alunos dispõem também de três vestiários protegidos, sendo infantil, masculino e feminino, além de banheiras fixas com bancada na área da piscina para bebês. 

 

E lembre-se: mesmo com toda essa estrutura para lhe oferecer a melhor experiência no inverno, o principal diferencial da Medley é ter profissionais preparados para lhe ajudar a alcançar os seus objetivos e o seu bem estar.

 

Fuja do sedentarismo neste inverno. Aproveite todo este suporte oferecido pela Medley Sports e venha nadar com a gente.

 

Veja também

Clique aqui e falepelo Whatsapp!
Chat via WhatsApp