SIGA NAS REDES SOCIAIS

16 3236-2850

16 99176-1350

LIGUE E AGENDE SUA AULA GRATUITA!

Blog Medley

Natação para Bebês: entenda a importância e os benefícios no presente e para o futuro

Conheça os vários benefícios da natação para bebês e a importância da participação ativa dos pais em seu desenvolvimento.

Você deseja que seu neném esteja com saúde e que se desenvolva de maneira saudável, não é mesmo? Qual mãe não desejaria? A natação para bebês é uma das atividades físicas mais recomendadas para isso, porque oferece inúmeros benefícios, tanto no presente quanto para o futuro. 

 

Aprender logo cedo como é bom exercitar o corpo é um ótimo caminho para manter a criança ativa.  

 

Inegavelmente isso traz benefícios emocionais, físicos e intelectuais, não só por se manterem saudáveis fisicamente, mas também por desenvolverem habilidades e competências que serão úteis nas demais fases da vida. 

 

Leia este artigo até o final, porque nós vamos explorar mais os principais benefícios da natação para bebês. Você também pode assistir a um vídeo exclusivo, publicado no Canal da Medlay Sports sobre este mesmo tema.  Basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=aRSdyCUfShE

 

 

Nadar é natural para os bebês

 

Estudos mostram que bem no início, a natação tinha o objetivo de atender as necessidades de sobrevivência do ser humano, que iam desde fugir dos inimigos através de rios e lagos até se alimentar. 

 

Com o passar do tempo, a natação foi usada para também treinar soldados. E mais recentemente, como meio de transporte, lazer e assepsia, como é o caso dos índios brasileiros. 

 

Atualmente, a natação vem tomando novos rumos, como o da prática esportiva e da promoção da saúde. 

 

Com efeito, ela tem despertado o interesse das pessoas em todas as faixas etárias e, ultimamente, das mães que buscam saúde e bem-estar para seus bebês.

 

A evolução dos estudos

 

Há registros da natação para bebês na Austrália, em 1939, com a publicação do primeiro artigo sobre o tema, relatando os benefícios desta atividade para os recém-nascidos. 

 

Os primeiros estudos só começaram a surgir no Brasil a partir dos anos 60. Entretanto, as publicações realmente científicas tiveram início na década de 80. 

 

Só então começaram a aparecer as academias e centros especializados em natação para bebês, que se multiplicaram rapidamente, em função dos variados benefícios.

 

Bebês não nascem sabendo nadar

 

É provável que você já tenha ouvido alguém dizer que os bebês nascem sabendo nadar, mas não é bem assim.

 

Inegavelmente, os bebês aparentam ter habilidade na água. Isso acontece porque, durante a gravidez, eles se movimentam muito na barriga da mãe, dentro de uma bolsa com líquido amniótico, que o envolve e o protege. 

 

Esses movimentos feitos pelo bebê não significam, porém, que ele já possui coordenação motora suficiente para nadar sozinho. 

 

Qual o melhor momento para começar?

 

Antes de mais nada, é fundamental conversar com o pediatra para ter uma avaliação médica das condições da criança. 

 

Em termos gerais, a natação para bebês pode começar bem cedo, mas a idade exata depende da recomendação médica. 

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, “o ideal é que as crianças comecem a nadar a partir dos 6 meses, pois nessa idade, o ouvido fica desenvolvido o suficiente para dificultar a entrada da água, reduzindo as chances de infecção e o bebê já está imunizado contra algumas doenças”.

 

Sobretudo, vale lembrar que o reflexo natatório é mais forte no primeiro ano de vida. Dessa forma, quanto mais cedo a criança entrar na piscina, mais facilmente vai nadar.

 

A importância da participação dos pais

 

A presença dos pais ou de algum familiar é de suma importância por conta do afeto e do sentimento de proteção que despertam nos bebês.

 

Esta participação funciona como um indutor da segurança física, já que dificilmente o professor conseguiria estabelecer este tipo de conexão tão rapidamente.

 

Outro papel importante dos familiares é ser um agente intermediário entre o bebê e o professor, o que possibilitará o alcance de melhores resultados. 

 

Sem contar que, com esta participação ativa, a natação fortalece ainda mais os laços afetivos e familiares.

 

Anote aí os 5 principais benefícios da Natação para Bebês

 

A natação para bebês têm sido uma das práticas que mais cresce, exatamente pela variedade de benefícios. 

 

Em resumo: melhora a coordenação motora, proporcionando noções de espaço e tempo, prepara a criança psicológica e neurologicamente para o auto-salvamento. 

 

Bem como, aumenta o condicionamento cardiorrespiratório, estimula o apetite e tranquiliza o sono, além de proporcionar a potencialização do desenvolvimento motor dos bebês. Vamos detalhar isso mais um pouco:



  1. Benefícios para a saúde física

 

É notável que a natação é uma ótima atividade para manter o seu bebê ativo e saudável. A natação é uma das poucas atividades que permite ao bebê se movimentar em todas as direções, o que ajuda a melhorar o equilíbrio, a coordenação e a resistência. 

 

É importante salientar que o bebê terá que resistir à água, o que também irá fortalecer e tonificar todos os músculos do seu corpo. Além disso, a natação ajuda a melhorar a circulação sanguínea, aumentando a oxigenação para todas as células e, assim, melhorando a saúde do bebê.

 

  1. Benefícios mentais

 

A natação não só ajuda a manter o seu bebê saudável fisicamente, mas também o mantém mentalmente ativo. É importante que o seu bebê desenvolva habilidades cognitivas desde a infância, e a natação pode ajudar a estimular o seu crescimento mental. 

 

Por exemplo, ao nadar, o bebê terá que controlar os seus movimentos, o que exigirá a utilização de habilidades cognitivas, como memória, atenção, planejamento e raciocínio.

 

  1. Benefícios emocionais

 

Além de ajudar o bebê a desenvolver habilidades cognitivas, a natação também desenvolve habilidades emocionais. 

 

Por exemplo, quando o bebê está na água, ele desenvolve um senso de tranquilidade e relaxamento que o ajuda a liberar o stress e o nervosismo. 

 

Além disso, com a prática de natação, o bebê também irá desenvolver a confiança, a autoestima e a independência.

 

  1. Benefícios para o desenvolvimento

 

Como a natação tem benefícios tanto físicos quanto mentais e emocionais, é fácil concluir que ela ajuda o bebê a crescer e desenvolver-se de forma saudável. 

 

Ao nadar, o bebê irá desenvolver habilidades sociais, como disciplina, respeito e interação social. 

 

Também ajuda o bebê a liberar o seu verdadeiro potencial e desenvolver novas habilidades, o que o ajudará a se preparar para o futuro.

 

  1. Benefícios para o vínculo afetivo

 

De todos os benefícios da natação para bebês, o que mais chama a atenção é o estreitamento do vínculo afetivo com os pais. Isso acontece porque esta atividade os integra física e emocionalmente. 

 

O contato direto através das mãos dos pais é também fonte de muitas informações a respeito do bebê, como relaxamento ou tensão, nervosismo ou tranquilidade.

 

O inverso também é verdadeiro. As mãos passam informações importantes para o bebê, principalmente no caso das mães, com quem tem completa confiança. 

 

Em resumo

 

A natação para bebês cria o ambiente perfeito para que ambos possam se conhecer melhor. 

 

É por isso que a Medley Sports tem um trabalho exclusivo para esta modalidade, com bebês até 3 (três) anos de idade. As turmas são pequenas e os professores são especialistas nesta área.  

 

Fale conosco e marque uma aula experimental. Seu bebê vai adorar!

 

 

 

Veja também

Clique aqui e falepelo Whatsapp!
Chat via WhatsApp