SIGA NAS REDES SOCIAIS

16 3236-2850

16 99176-1350

LIGUE E AGENDE SUA AULA GRATUITA!

Blog Medley

Natação salva vidas: saber nadar reduz o risco de afogamentos em 88%

Natação salva vidas porque reduz o risco de afogamentos. Por isso, aprenda a nadar em apenas oito aulas na Medley Sports.

Estudos comprovam uma perceção que todos temos: a natação salva vidas. E esta certeza vem do fato de que, todos os anos, 372 mil pessoas morrem afogadas no mundo, segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde. 

 

Este número está no relatório “Informação Mundial Sobre Afogamento Prevenção - O Primeiro Elo da Cadeia de Sobrevivência”, segundo o qual, a cada hora, 40 pessoas morrem vítimas de afogamento no mundo.

 

Ainda segundo o estudo, o Brasil aparece em terceiro lugar no ranking de países com o maior número de casos. O primeiro lugar é do Japão e o segundo é da Rússia. 

 

Estes dados são do primeiro e mais completo relatório sobre o assunto, divulgado em 2014. E a situação permanece com a mesma gravidade, de acordo com novo alerta emitido em 2021: Afogamentos continuam sendo uma das principais causas de mortes acidentais.

 

O que a ONU recomenda?

Para enfrentar o desafio de salvar vidas, a ONU faz recomendações em três níveis: para as pessoas individualmente, para grupos de pessoas e para órgãos públicos. 

 

  • Para cada pessoa: uma iniciativa muito indicada é inscrever-se para aulas de natação ou segurança na água. A ONU também sugere compartilhar conselhos sobre prevenção de afogamento e segurança na água com suas famílias, amigos e colegas, além de apoiar instituições de caridade e grupos locais de prevenção de afogamento.

 

  • Grupos de pessoas: promover eventos públicos para compartilhar informações sobre segurança hídrica; fazer campanhas de segurança ou fornecer novos programas de prevenção de afogamento, usando as melhores práticas recomendadas.

 

  • Para órgãos públicos: criar e executar políticas públicas, elaborar legislação ou fazer investimentos na prevenção de afogamentos; realizar mesas redondas multissetoriais para encaminhar soluções; além de apoiar programas de prevenção, nacional ou internacionalmente.

 

Por que a natação salva vidas em 88% dos casos envolvendo crianças?

 

Inegavelmente, saber nadar é um fator de segurança aquática. 

 

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, “Associação entre aulas de natação e afogamento na infância: um estudo caso-controle”, publicado na National Library of Medicine, envolvendo pessoas de 1 a 19 anos, concluiu que: 

 

 

  • A participação em aulas formais de natação foi associada a uma redução de 88% no risco de afogamento em crianças de 1 a 4 anos”.

 

 

Coincidentemente ou não, este mesmo número consta em outro estudo, citado em publicação da revista Crescer: “Natação ajuda a reduzir riscos de afogamento na infância?

 

 

  • “Em grande parte, sim. Segundo a American Medical Association, aulas de natação podem reduzir o risco de afogamento em até 88%. Este dado se explica devido à capacidade das crianças de aprender a nadar cedo, de desenvolver técnicas de sobrevivência e de defesa em um meio aquático.”

 

 

Natação como método de segurança

Portanto, mais que fortalecer o corpo, as aulas de natação são fundamentais também para salvar vidas porque promovem a autonomia aquática. 

 

Nesse sentido, não se trata necessariamente de aprender a nadar os quatro estilos: borboleta, costas, peito e crawl. 

 

Mas, principalmente, aprender a ter autossuficiência aquática, para desenvolver autopropulsão, mudar de direção de forma autônoma, fazer trocas respiratórias conscientes, dominar a apneia, flutuar em decúbito dorsal prolongadamente. 

 

Nas aulas de natação, o aluno aprende a enfrentar situações adversas e a respeitar o perigo, para efetivamente diminuir os riscos à sua segurança. 

.

Garanta sua Segurança: “Aprenda a nadar em 8 aulas” na Medley Sports

A partir da constatação de que a natação salva vidas, a Medley Sports desenvolveu o método “Aprenda a nadar em 8 aulas”. 

 

Você sabe, muitas pessoas gostam de nadar, mas grande parte faz isso intuitivamente, não é verdade? 

 

E há também quem, por um motivo ou outro, ainda não aprendeu a nadar e tem medo da água. Isso vale para adultos e crianças. 

 

Como resultado, estas pessoas se sentem limitadas ou deslocadas em ambientes aquáticos.

 

Assim sendo, não se divertem na piscina com os amigos, deixam de fazer passeios de barco ou de tomar um relaxante banho de mar, por exemplo. 

 

Como o método da Medley Sports funciona?

 

Aprenda a nadar em 8 aulas” é um método prático e rápido para aumentar a segurança na água. 

 

Como foi dito anteriormente, as pessoas não precisam aprender as técnicas dos nados para não se afogar. Este aprimoramento pode ficar para depois. 

 

O objetivo primeiro é fazer o aluno perder o medo e tornar-se independente de forma segura. 

 

Ou seja, o aluno vai dominar apenas as habilidades aquáticas necessárias para proporcionar os recursos e as técnicas de sobrevivência.

 

Por ser um método especial, as aulas são individuais. Em outras palavras, o aluno é atendido em sua necessidade específica, com 100% dedicação exclusiva do professor. 

 

É exatamente por este motivo que, em apenas oito aulas, o aluno conquista segurança, autonomia e defesa. 

 

Entre em contato com a Medley Sports e garanta sua inscrição no método “Aprenda a nadar em 8 aulas

Veja também

Clique aqui e falepelo Whatsapp!
Chat via WhatsApp