SIGA NAS REDES SOCIAIS

16 3236-2850

16 99176-1350

LIGUE E AGENDE SUA AULA GRATUITA!

Blog Medley

Em dúvida entre Pilates ou Hidroginástica? Veja características e aplicações de cada atividade.

Pilates ou Hidroginástica? Leia este artigo da Medley Sports para não errar na hora de escolher a melhor atividade física para você.

Quer ficar em forma e ter uma vida saudável, mas fica com dúvidas na hora de escolher entre Pilates ou Hidroginástica? 

Sem dúvida, ambas são atividades físicas excelentes, mas cada uma tem suas características e aplicações. Para ajudar você a decidir, listamos as principais de cada uma.

Mas antes, vamos ver um pouco mais sobre elas.

 

Como surgiu o Pilates?

O método foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates. Ele nasceu em 1883 e, quando criança, era muito doente. Sofria de asma, raquitismo e febre reumática. 

Por isso, dedicou toda sua juventude a melhorar o condicionamento físico e evitar as consequências de seus problemas.

Ele começou a expandir seu conhecimento nas áreas médicas, através da anatomia, física, biologia, fisiologia milenar chinesa. Sem contar, as inúmeras atividades que praticava – como ioga, boxe, natação e musculação.

Foi neste contexto que ele criou a técnica, que leva seu nome, segundo informações da Associação Brasileira do Método Pilates e Posturologia

O Pilates se espalhou rapidamente por todo o mundo e se tornou popular como método de reabilitação muito eficiente. 

Os exercícios de Pilates melhoram a postura, fortalecem os músculos e ajudam a diminuir a incidência de lesões.

 

História da Hidroginástica

A ginástica na água é uma atividade física que nasceu da evolução da hidroterapia, começando também na Alemanha durante o século XVIII. 

A Hidroginástica chegou ao Brasil por volta dos anos 1980. Inicialmente seu público-alvo era apenas de idosos. Com o tempo, outros grupos também a adotaram, como adultos jovens e gestantes.

Sua prática é indicada para várias finalidades como emagrecimento, melhora da saúde, ganho de massa muscular, interação com outras pessoas, preparação ao parto. Ela promove grande sensação de prazer durante e após a atividade.

 

Pilates ou Hidroginástica? Características e benefícios.

 Pilates ou Hidroginástica

 

Começando pelo Pilates, que tem vários benefícios. 

Ele é utilizado na reabilitação de pacientes nas mais diversas situações, como  procedimentos pós-operatórios, correção postural e ganho de força. 

É encarado também como modalidade desportiva, devido ao alto rendimento e estabilidade articular que proporciona. 

Quando praticado regularmente, a pessoa acaba por ter melhoras na postura, alívio de dores, eliminação dos sintomas do sedentarismo, além de ganhar força e estabilidade global do corpo.

 

Como se pratica o Pilates?

O método se baseia em seis fundamentos:

 

Concentração: durante todo o exercício a atenção é voltada para cada parte do corpo, para que o movimento seja desenvolvido com maior eficiência possível. 

 

Controle: é a coordenação e a integração da atividade motora de todo o corpo, visando um padrão suave e harmônico de movimento.

 

Precisão: consiste no refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos em um movimento.

 

Centramento: ou ‘centro de força’ que forma uma estrutura de suporte, responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos. 

 

Respiração: o ciclo deve ser sincronizado, ocorrendo no mesmo tempo da ação muscular, favorecendo o incremento da ventilação pulmonar.

 

Movimento Fluido: deve ser de forma controlada e contínua, absorvendo os impactos, contribuindo para a manutenção da saúde do corpo. 

 

Quais são os ganhos com a Hidroginástica?

Já a Hidroginástica é uma ótima atividade para quem quer queimar calorias, fortalecer os músculos e melhorar a respiração. Também é muito segura por ser executada na água, com impacto muito reduzido, o que protege as articulações.

Com a grande difusão da Hidroginástica, as pessoas perceberam que poderiam adaptar diferentes tipos de atividades na água e criaram a Hidroioga, Hidrodança, Hidrocapoeira, Hidropower e Hidro local.

Assim como também aulas em que os alunos não tocam no fundo da piscina, como Deep water e Deep runner (corrida na água). 

 

Por que a Hidroginástica faz tanto sucesso?

O segredo está no fato de que os alunos fazem muita força e nem sentem. 

O tempo médio de uma aula vai de 40 minutos a 01 hora. Em resumo, ela pode ser dividida em três etapas: primeiramente, o aquecimento, depois a parte principal com os exercícios de aumento da intensidade e a última com relaxamento e volta a calma.

Os movimentos são realizados contra a força exercida pela água, que é de baixo para cima. 

O aluno também pode contar com acessórios para aumentar a resistência, como aquatubo, halter, caneleira, luva, colete, bola, prancha ou qualquer outro material aquático.

Outro fator importante é a música, que proporciona ritmo e estímulo para os exercícios, além de ajudar na socialização e - por que não? - no divertimento. 

 

Os benefícios do meio aquático

Além disso, o próprio meio aquático proporciona um condicionamento diferenciado, por diversos aspectos:

 

Flutuação: resulta da força contrária à gravidade, que também é chamada de ‘empuxo para cima’.

 

Pressão hidrostática: quanto mais profundo estiver o corpo, maior será. Ela causa resistência na execução do movimento.

 

Viscosidade: é o atrito provocado pela água, que varia de baixo a alto, conforme a velocidade do exercício ou temperatura da piscina.

 

Densidade: é a relação entre massa e volume. O peso dos ossos, o nível de gordura e a massa magra interferem em sua capacidade de flutuação. Se o corpo for mais denso que a água, ele afunda

 

Temperatura: as piscinas variam em média de 27 a 29ºC.

 

Hora de decidir. Vamos colocar tudo na balança?
 

 

Como vimos, o Pilates prioriza a estabilização muscular, centralização, respiração e flexibilidade. 

Ele trabalha com um foco mais global. Em outras palavras, exercita todo o corpo o tempo todo, através de controle, precisão e concentração. Corpo e mente trabalham juntos. 

Consequentemente, os movimentos são executados de forma mais lenta e com menor número de repetições

Em resumo, vale mais a qualidade que a quantidade.

 

Já a Hidroginástica, além de ser uma atividade física muito eficiente, é também uma forma de combater o estresse. 

A atividade ajuda a relaxar, não apenas por ser realizada dentro da água, mas por exigir maior foco e por ser praticada sempre com muita diversão.

Geralmente, ela é praticada em grupos, com exercícios variados, e às vezes em pares, em que uma pessoa ajuda a outra. 

Esta interatividade melhora as relações sociais, fazendo com que as pessoas percam a timidez e criem novas amizades.

 

 

Conclusão

Se ainda ficou na dúvida, faça o seguinte: experimente as duas atividades e veja - na prática - em qual delas você se encaixa melhor. 

Caso ainda não consiga decidir, é porque você tem tudo para fazer as duas. Por que não alternar o Pilates com a Hidroginástica?

Sabe onde isso é possível? Na Medley Sports, que tem professores experientes nas duas modalidades. 

Sem contar que a Hidroginástica é dividida em três faixas: 

 

Hidroginástica Convencional,  que atende qualquer público adulto de todas as idades e de todo nível de condicionamento físico.

 

Hidro Power, com duração de 30 minutos e alta intensidade, essa modalidade atende às pessoas que não tem muito tempo para fazer atividade física e que querem um resultado mais rápido.

 

Hidroginástica para Gestantes, que é muito importante para a saúde da gestante e do bebê, aliviando sintomas que são incômodos, facilitando o momento do parto. E, por ser dentro d'água, é a atividade física mais indicada para as gestantes.

 

Nesta modalidade, a Medley Sports tem ainda um outro diferencial: as aulas são específicas e exclusivas para as gestantes. Ou seja, elas não são colocadas juntas de outras alunas, que fazem a atividade com nível de intensidade diferente.

Não deixe de nos visitar. 

E quando vier, você vai ver que também temos Natação para Adultos, Natação Infantil para crianças acima de 3 anos e Natação para Bebês de 0 a 3 anos de idade. 

Na Medley Sports você encontra atividades físicas para toda a família. 

 

Veja também

Clique aqui e falepelo Whatsapp!
Chat via WhatsApp