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Dicas de exercícios físicos importantes para idosos

Natação e Hidroginástica estão entre eles

A prática de esportes faz bem em todas as faixas etárias, mas, principalmente, para quem está na terceira idade. Cada vez mais, esse público procura a melhoria de sua qualidade de vida por intermédio de exercícios físicos. Visto que, em somente alguns meses se exercitando já é possível notar melhoras de força muscular, memória e sono.

Após a consulta e orientação médica, e a consequente necessidade de instrução, a busca por profissionais da área de esportes se faz necessária para início das atividades. Dessa forma, escolhemos alguns e trouxemos dicas de exercícios físicos importantes para idosos. Veja abaixo:

Bicicleta

Pedalar é uma atividade aeróbica que ajuda a fortalecer os músculos dos membros inferiores. Além disso, é um exercício fácil de ser realizado em academias ou até na própria residência, caso o aluno possua o aparelho, o que não é tão incomum.

Mas vale acrescentar que a prática dessa atividade ao ar livre, faz com que a utilização de equipamentos de segurança, como capacete, joelheira e cotoveleira, seja necessária para evitar lesões em possíveis quedas.

Fortalecimento Muscular e Exercícios Funcionais

O envelhecimento causa perda de capacidades funcionais, assim, criando dificuldades aos idosos em exercer atividades cotidianas. A prática de exercícios como: prancha, afundo, ponte, remada, agachamento, supinos e variados levantamentos de halteres são interessantes. A qualidade do movimento realizado deve receber uma atenção especial, mas conforme o avanço do aluno é possível a adição de carga.

Hidroginástica e Natação

Atividades aquáticas garantem maior segurança em relação às lesões, promovem alta queima calórica, além de ajudar no condicionamento respiratório e físico. A prática dos movimentos de nado podem ser feitas com auxílio de apoio ou pranchas, caso o aluno não possua o hábito ainda. Exercícios como step e dança são clássicos das aulas de hidroginásticas, pois aumentam o ritmo cardíaco, melhoram a respiração e queimam promovem alta queima calórica.

 

Por Felipe Cezar

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