SIGA NAS REDES SOCIAIS

16 3236-2850

16 99176-1350

LIGUE E AGENDE SUA AULA GRATUITA!

Blog Medley

Entre em forma com a Hidroginástica

A Hidro não é somente para terceira idade

17/07/2015

Já está em tempo de você se desfazer da idéia de que a hidroginástica é para a terceira idade, se é que você ainda pensa assim.
As vantagens da hidroginástica realmente levam a pensar que ela é a melhor atividade para os idosos e obesos. E essa é uma afirmação correta! Os exercícios são desenvolvidos sempre numa piscina que tenha uma profundidade entre 1,20 e 1,60m, ou seja, jamais a cabeça será coberta, eliminando a necessidade de saber nadar para realizá-los.
O acesso à piscina é feito preferencialmente pelas escadinhas e barras de apoio nas laterais da piscina. Lógico que essa piscina descrita acima é a considerada a ideal, e não deve ser encontrada em toda academia, mas são recomendações que já ajudam na seleção da mesma.
Por ser desenvolvida com a altura da água na linha dos ombros, temos uma redução considerável da atuação da gravidade sobre o peso dos praticantes, como em todas as atividades aquáticas já explicado em colunas anteriores. 
Por isso torna-se ideal para quem está um pouco acima do peso, e tem problemas articulares para praticar atividades terrestres.
Enfim, todas as descrições feitas acima levam a associar a hidroginástica como atividade de idosos e obesos, não fosse também pelas novidades que a hidroginástica apresenta a seus praticantes nos dias de hoje.
Os exercícios realizados de forma seqüenciada e ininterrupta tornam a atividade de caráter aeróbio predominante, pois a frequencia cardíaca tende a estar em faixa de treinamento com muita facilidade. Isso deve-se também ao fato de ter que vencer a resistência da água em todo movimento realizado. 
Esse é o ponto mais explorado das aulas de hidroginástica.As variações das aulas elaboradas pela utilização de coreografias, materiais de flutuação, halteres, caneleiras e luvas tornam a atividade cada vez mais intensa e com objetivos definidos em cada uma das atividades.
Por exemplo, as aulas nas academias são divididas por grupo muscular a ser trabalhado, por atividade aeróbia predominante ou até trabalhos anaeróbios. Isso se deve aos incontáveis exercícios desenvolvidos para cada objetivo. Se você quer ganhar tônus muscular, os materiais de halteres e caneleiras serão mais utilizados e, em cada dia trabalhará mais intensamente um grupo muscular. Semelhante ao que se faz na musculação.
Se seu objetivo é perda de peso, as aulas em flutuação constante ( hiro spinning, deep running) atuam mais eficazmente nesse objetivo, pois a necessidade de manter-se em flutuação exige um trabalho contínuo sobre o sistema cardiovascular. E para melhorar o condicionamento físico geral, incluindo até algum trabalho anaeróbio? Então escolha as aulas com movimentação das artes marciais ( hidro kick boxing). Essas darão excelente condicionamento mediante a movimentação constante de pernas, além de movimento rápidos de chutes e socos.
Mas a hidroginástica tem também uma excelente atuação terapêutica de alívio de tensões, pois melhora a postura dos praticantes devido aos mesmos estarem sempre em manutenção do equilíbrio dinâmico para realizar os exercícios na água. Além da água ser excelente dissipadora de energia, as aulas geralmente coletivas permitem uma sociabilização maravilhosa.
A partir dessas informações passadas acima, você já pode incluir a hidroginástica em sua lista de malhação. Ninguém vai ficar "marombado" com a hidroginástica, mas ganhará um excelente condicionamento físico e uma silhueta mais alinhada e definida, com um ótimo tônus muscular.

Veja também

Clique aqui e falepelo Whatsapp!
Chat via WhatsApp