SIGA NAS REDES SOCIAIS

16 3236-2850

16 99176-1350

LIGUE E AGENDE SUA AULA GRATUITA!

Blog Medley

Hidroginástica ou hidroterapia?

Atividades aquáticas promovem um estilo de vida mais saudável e favorecem modificações de comportamento.

Os exercícios aquáticos são agradáveis, eficazes, estimulantes e seguros. Mas existem diferentes formas de utilizar os benefícios da água.

A hidroterapia é direcionada a um problema de saúde, de incapacidade funcional ou dor. Após fraturas ou cirurgias ortopédicas, retirada de pontos, cicatrização ou a formação do calo ósseo, quando o médico liberar para água, a indicação sem dúvida será hidroterapia. Quanto mais precoce, melhor. Não importa estar na cadeira de rodas ou utilizar muletas sem poder apoiar o pé no chão, é hora de vir para água. O tratamento é realizado por um fisioterapeuta, geralmente pós-graduado em hidroterapia. No caso da Hidroterapia, os objetivos predominantes dizem respeito à reabilitação de capacidades funcionais, em meio a sessões individualizadas.

Já a Hidroginástica é um conjunto de exercícios corporais realizados em uma piscina com objetivo da manutenção profilática da saúde. A hidroginástica utiliza estas propriedades da água e muitos implementos, mas com objetivo de aumento da capacidade aeróbica, resistência muscular, equilíbrio, exercícios funcionais com intensidades diferentes e condicionamento físico de cada aluno. A atividade é realizada obedecendo à orientação de um instrutor, permitindo sua realização em grupo.

Os tratamentos na água e no solo complementam-se, somam-se, e quem sai ganhando é o nosso paciente. Visa o fortalecimento muscular, o condicionamento físico geral, cardiovascular e respiratório. Acredita-se que a atividade aquática promova um estilo de vida mais saudável e favoreça modificações de comportamento em convergência com uma vida com mais qualidade de vida.

A Hidroterapia e Hidroginástica são duas atividades claramente distintas, ainda que os objetivos de ambas sejam processados através da exercitação física no meio aquático. No caso da Hidroterapia, os objetivos predominantes dizem respeito à reabilitação de capacidades funcionais, em meio a sessões individualizadas e orientadas por fisioterapeutas. Pode-se então acrescentar que não existe aula de Hidroterapia.

Quanto à Hidroginástica, através dessa expressão de cunho genérico, referimo-nos a uma prática pedagógica destinada à realização de valores sociais, baseada em diversos programas de exercitação aquática, realizados predominantemente em posição vertical, durante aulas ministradas por profissionais de Educação Física que visam o desenvolvimento da aptidão física, a elevação da auto-estima e a integração social de seus praticantes.

Mesmo assim, é comum a confusão. O problema é quando um profissional excede os limites da sua área de atuação e invade a atividade que é da competência de quem está habilitado para praticá-la. Precisamos um do outro para contribuir para o bem-estar das pessoas, quer seja para aliviar as dores, reabilitar, manter e/ou melhorar a condição de saúde delas.

AS DIFERENÇAS PRINCIPAIS SÃO:
a) Temperatura da água;
b) Qualificação profissional;
c) Atendimento individualizado ou em grupos patológicos recém avaliados;
d) Presença na água de profissional devidamente habilitado e com conhecimento inclusive de primeiros socorros;
e) Local de fácil acesso para a entrada e saída do paciente da agua, sem haver barreiras arquitetônicas de qualquer espécie;
f) Esclarecimentos ao paciente sobre o que está sendo feito bem como os objetivos a serem atingidos;
 

Matéria publicada no site Tribuna do Norte

Veja também

Clique aqui e falepelo Whatsapp!
Chat via WhatsApp