SIGA NAS REDES SOCIAIS

16 3236-2850

16 99176-1350

LIGUE E AGENDE SUA AULA GRATUITA!

Blog Medley

Natação ajuda manter a saúde no inverno

Saiba mais sobre o assunto.

26/08/2014

Durante o inverno o ar fica mais seco e o próprio frio faz uma vasoconstrição que dificulta a respiração. Os problemas de asma e bronquite se agravam e as crises são mais freqüentes. Durante o período do inverno é muito importante a prática de exercícios físicos para ativar a circulação e melhorar a troca gasosa. 

A natação é o esporte mais indicado para crianças e adultos com problemas respiratórios. No entanto, exatamente neste período, os pais retiram as crianças desta atividade com medo que se resfriem ou entrem em crises asmáticas. É justamente o contrário: a natação melhora, evita e aumenta o intervalo das crises respiratórias, ou seja, aumenta o período de remissão das doenças respiratórias.

A umidade da água facilita a troca gasosa, as propriedades físicas da água, como o empuxo, ajudam na amplitude de movimento da musculatura das costas, do abdômen, de todo tronco, facilitando a inspiração. A pressão hidrostática ajuda na expiração, que é a maior dificuldade do asmático, pois ele se asfixia pela quantidade de ar inspirado, que não consegue soltar. A pressão hidrostática pressiona a musculatura expiratória, esvaziando os pulmões e deixando só o ar residual, o que aumenta a mobilidade do tórax e melhora o sistema cardiorrespiratório.  Os exercícios coordenados com a respiração, os movimentos de braços alongando todo o tronco e os movimentos das pernas melhoram o retorno venoso, o que é importante para evitar resfriados, bronquite e crises asmáticas.

Cuidados

O único cuidado importante nessa época do ano é evitar o choque térmico, principalmente nas crianças, bebês e idosos. Procurar piscinas cobertas e evitar entrar em contato com ar condicionado imediatamente. É imprescindível agasalhar-se para sair da piscina, retirar a roupa molhada, colocar roupa aquecida antes de voltar para casa. 

Veja também

Clique aqui e falepelo Whatsapp!
Chat via WhatsApp