SIGA NAS REDES SOCIAIS

16 3236-2850

16 99176-1350

LIGUE E AGENDE SUA AULA GRATUITA!

Blog Medley

Suplemento para quem pratica natação

Saiba mais sobre o assunto

20/08/2014

Pode ser treinada de forma relaxante, onde se alivia a tensão do dia-a-dia, e também pode auxiliar na recuperação de lesões músculo-esqueléticas. Quando executamos os quatro estilos (crawl, costas, peito e borboleta) realizamos um trabalho global dos músculos do corpo humano. 

A natação é praticamente isenta de impactos por ser realizada na água, o que também pode ajudar a tratar e prevenir lesões e o uso de suplementos para quem pratica natação pode auxiliar e potencializar o rendimento desse atleta.

Por ser um esporte praticamente solitário, pode ser encarado de uma forma terapêutica onde pode refletir e relaxar durante a pratica, sem perceber que está melhorando o condicionamento físico e mental. A natação é um esporte de grande intensidade, onde a necessidade de nutrientes é muito importante, por isso, sugerimos a suplementação para aumento de massa muscular, suplementos para o fortalecimento do sistema imunológico aumento da resistência e fôlego. 

Conheça os suplementos para quem pratica natação

Dextrose: A maior fonte de energia para os músculos são os carboidratos. A natação sendo um esporte de grande intensidade, onde o desgaste físico sempre é muito grande, estar suprido de carboidratos é de fundamental importância. A Dextrose é uma rica fonte de carboidratos de absorção rápida e de imediata geração de energia.

Multivitamínicos: A necessidade de vitaminas e minerais de um esportista é bem maior que a de um indivíduo sedentário. O praticante de natação deve se preocupar com a suplementação de vitaminas e minerais para que seu rendimento não seja prejudicado. Nadadores necessitam muito de vitaminas do complexo B e vitamina C para que as concentrações sanguíneas de vitaminas e minerais permaneçam por mais tempo.

Termogênicos: Vai ajudar na perda de gordura para o praticante de natação. O Termogênico tem a função de metabolizar às gorduras, transformando-as em energia. A ação termogênica acelera a queima de calorias durante o treino e no dia-a-dia. Deve ser combinado com atividade aeróbia como a natação.

Glutamina: Tem como função proteger o sistema imunológico e com ela pode ganhar massa muscular. A Glutamina é muito usada pós-treino e pós-competição para regeneração muscular. Quando se aumenta a massa muscular, aumenta-se a potência de braços e pernas de um nadador que desempenha melhor a velocidade. Em alguns casos a Glutamina pode aumentar os níveis de GH (hormônio do crescimento), este responsável por mantê-lo mais jovem e disposto.

Whey Protein: Todo nadador necessita ganhar músculos, e para aumentar a massa muscular necessitamos de proteína. A melhor proteína existente no mercado é a Whey Protein que é de maior absorção pelo organismo e um dos mais rápidos e eficientes fornecedores de aminoácidos para o músculo, o que ajuda na recuperação muscular, deixando o nadador pronto para o próximo treino.

Sports-Drinks: É contra indicado a ingestão de alimentos durante a prática da natação, mas devemos nos manter hidratados, pois a perda de fluidos e de eletrolíticos é inevitável. Nossa grande alternativa são os Sports-Drinks que além de suprir as perdas, fornece carboidratos que são a base da alimentação do nadador. Na sua composição contém: Sódio, Potássio, Cálcio, Magnésio, Cloro, Bicarbonato, Fosfato e Sulfato.

Ginkgo Biloba: Melhora o fornecimento de oxigênio para o nadador, e protege o sistema cardiovascular. Tem a capacidade de melhorar as funções mentais por aumentar o aporte de oxigênio levado ao cérebro, dando maior concentração aos nadadores para a sintonia de suas braçadas e noção do espaço em sua raia.

Barras Protéicas: A fim de ser evitar um catabolismo a utilização das barras proteicas, muito ricas em proteínas, podem ser ingeridas antes ou após o treino da natação de acordo com o que se alimentou no dia e a hora do treino. Práticas e saborosas, excelentes para não extravasar três horas sem refeição, sendo importante para o crescimento muscular.

Guaraná: Excelente fonte de energia, boa para melhorar o rendimento na natação, deixando o individuo mais ativo e ligado, pois estimula a adrenalina e o fluxo sanguíneo, consequentemente ocorrerá movimentos mais concentrados e melhor noção de espaço para o nadador. Por conter cafeína ajuda a metabolizar a gordura gerando energia, e também estimula o sistema nervoso central. Mas o uso excessivo pode ser prejudicial, então utilize com cautela. 

Vantagens da natação

Praticamente isenta de impactos nas articulações e musculatura, dificilmente ocorrerão lesões;
Exercita o sistema cardíaco, respiratório e neuromuscular, melhorando o condicionamento e qualidade de vida;
Gasto calórico de até 600 kcal/h;
Pode ser treinada de forma lenta e bem alongada para o relaxamento das tensões do dia-a-dia.
Grupos musculares usados
Quando nadamos os quatro estilos (crawl, costas, peito e borboleta) treinamos todos os grupos musculares.

Para melhor desempenho na natação

Enfatize no começo baixa intensidade e vá aumentando aos poucos o volume do treino;
Após um bom tempo de treinamento aumente a intensidade e diminua o volume do treino;
Conciliar com a musculação melhora sua potência e resistência na água;
Sempre faça alongamentos.
Vestimenta, matérias e equipamentos a serem usados na natação
Matéria publicada pelo site Corpo Ideal

Veja também

Clique aqui e falepelo Whatsapp!
Chat via WhatsApp